sexta-feira, 27 de abril de 2012

Análise da Fênix

Não é de hoje que mitos e lendas muito me interessam (acho que é desde que ouvi um caso de licantropia de uma suposta testemunha)(acho que é desde que ouvi um caso de piromancia telecinética de uma suposta testemunha)(acho que é desde que ouvi um caso de tatu-fantasma com vela nas costas)(acho que é desde que ouvi a respeito das mesas dançantes)(não sei desde quando, não). Na falta de conhecimentos de entomologia, o Satoshi Tajiri/Takeshi Shudo criou os pokémons. O filho do Jack Black escreveu o roteiro do filme "O dragão e o morcego", e a Boo Mimi [http://www.youtube.com/watch?v=k1BPnbg1vr0] dizia que tinha um monstro no armário dela. Ouvi também sobre uma cobra gigante e hipnótica, cuja alucinação causada era a visão de uma cidade cuja rua principal equivaleria à sua garganta, e a bocarra aberta, esperando a entrada da vítima (mas isso é o Zé Jacaré engodando o Pica-pau!).

Ao longo dos milênios, o ser humano sempre buscou explicações para conhecer o que não conhece, e algumas eram bem piratas. É o exemplo daquela suposta tribo que obrigava o deus sinistro a devolver-nos o sol, ao subir nos telhados e bater palmas. Sempre funcionou, e o sol sobreviveu a todos os eclipses. As lendas persas sobre o homem vir do barro, a deusa inuíte que andava sobre as águas, o apóstolo[Paulo de Tarso] que rasgou as vestes pra mostrar que era mortal e não um deus curador, etc... A busca por explicações faz parte da natureza humana, e o nosso intelecto é herância de semelhança com o criador []. Mas algumas vezes as explicações são furadas ou parecem contrariar leis da natureza e conhecimentos taxonômicos. E então surgem os mitos e animais míticos, sendo um deles a fênix.

A origem é o flamingo (!!!!), com sua cor rosa-avermelhada de penas. Aos egípcios, lembrava o fogo, e o seu desaparecimento (migração) de fim-de-tarde com ressurgimento matutino lembrava o renascer do próprio sol, do fogo, e a coisa todo se ligando gerou uma ave de fogo e uma simbologia muito própria. A águia, por exemplo, simbolicamente também fênix, quebra o próprio bico e garras em pedras, para viver mais, num símbolo de renascimento. É importante também lembrar os ciclos menstruais femininos, acompanhados de tpm e um renascer de personalidade. No cristianismo, seguirmos a Jesus e pegarmos uma cruz também simboliza renascer, como ele, e abandonarmos o "velho homem", para o sermos o "novo homem".

Já falei do Jack Black? Ele tem uma banda de rock (banda, não escola[]!), a Tenacious D, e um CD que trata da fênix. http://www.robotmutant.com/wp-content/uploads/2012/02/rize-of-the-fenix-500x500.jpg E aí já entra no terreno de Freud e na estranheza dos detalhes dos mamilos da Kali Rudhira, e do significado dos arquétipos da lendas na nossa vida e toda essa bobagem que no fundo só importa para que já conseguimos sair da crise, já nos reerguemos, já podemos compreender o significado de sermos todos "fênixes" e não precisamos mais conhecer.

Alguns identificam a fênix com o animal e a deusa Bennu, do egito. A wikipédia tem artigos muitos bacanas a respeito, e este artigo tem uns links bem legais. A fênix é muito bacanamente tratada nas primeiras edições de Uncanny X-men (ou menos bem no filme X-men - o confronto final). Nestas obras, com enredos bem parecidos, fênix é uma manifestação de nosso inconsciente bruto, de nossas vontades mais puras, de nosso fogo pela vida, de nossa pulsão de vida. É justamente esta vontade que faz com que nos reergamos da cinzas após uma crise. Mas juro que até hoje não entendo o que tem a ver isso tudo com a música da Paula Fernandes. Que música? Esta:



http://pt.wikipedia.org/wiki/Besti%C3%A1rio_de_Aberdeen
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%AAnix






Nenhum comentário:

Postar um comentário